quarta-feira, 22 de abril de 2009

DACTYLORHIZA SULPHUREA

A Dactylorhiza sulphurea (Link) Franco (= Dactylorhiza markusii (Tineo) H. Baumann & Künkele) possui 2 tubérculos, com 15 – 24 mm de comprimento por 8 – 17 mm de largura, oblongos, subinteiros ou lobados. O caule é erecto a um tanto sinuoso, com 15 – 40 cm de altura, verde. 4 - 7 folhas basais, verde-claras, não maculadas, com 10 – 18 cm de comprimento por 1 – 1,6 cm de largura, linear-oblanceoladas, dispostas em roseta frouxa; 2 – 5 folhas caulinares, mais pequenas, linear-lanceoladas, as superiores bracteiformes. Brácteas verdes, lanceoladas, as inferiores com 15 – 30 mm de comprimento, mais curtas a mais compridas que as respectivas flores. Inflorescência densa, de ovóide a cilíndrica, com 10 – 40 flores normalmente amarelo-pálidas. Sépalas laterais ovado-oblíquas, com 5,5 – 10 (11) mm de comprimento por 2,5 – 4 (6) mm de largura. Sépala dorsal subigual, conivente numa gálea com as pétalas mais pequenas. Labelo trilobado, com 7 – 10 mm de comprimento por (8) 10 – 14 mm de largura; lobos laterais arredondados, com os bordos frequentemente crenados, normalmente mais curtos que o médio; lobo médio emarginado, de um amarelo-pálido um pouco mais intenso que as restante peças florais, especialmente na base, não pintalgado. Esporão robusto, mas fino, cilíndrico, com (8,3) 9 – 13 (15) mm de comprimento por (0,95) 1,2 – 2 (2,3) mm de diâmetro, ascendente ou patente, mais curto ou tão comprido como o ovário, com o ápice arredondado, arqueado para cima.
Espécie que se encontra em sítios soalheiros a um pouco ensombrados, em soutos e carvalhais degradados, clareiras de matos e prados.
Ocorre no Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro, Beira Litoral, Beira Alta, Beira Baixa, Ribatejo e Alto Alentejo. A segunda imagem foi registada na Várzea, Ansião, Beira Litoral, a 08/05/07. Todas as outras foram registadas em Carvalhal, Ansião, Beira Litoral, a 17/04/09.

2 comentários:

Anónimo disse...

estive nessa zona há dias e não as vi... :(

parabéns pelo blog.

Actividades de Espanhol disse...

Hola, buenas noches:

Enhorabuena por vuestro blog.
Sin embargo, quisiera preguntarles algo: cuál es la especie de orquidea más rara en el mundo y en Portugalo España? Gracias.