terça-feira, 28 de abril de 2009

OS OUTROS TESTÍCULOS-DE-CÃO

A Orchis morio L. (actualmente Anacamptis morio (L.) R.M. Bateman, Pridgeon & M.W. Chase) tem 2 tubérculos, com 9,6 – 28 mm de comprimento por 8,3 – 22,2 mm de largura, subsésseis. É uma planta normalmente robusta, de caule erecto e grosso, com 10 – 50 cm de altura, glabro, violáceo na parte superior, com escamas basais invaginantes, escariosas. (3) 5 – (9) 10 folhas basais, com 2,5 – 11 cm de comprimento por 0,5 – 2 cm de largura, estreita a largamente lanceoladas, patentes a suberectas; 2 – 4 folhas caulinares, mais pequenas, longamente invaginantes; brácteas violáceas, lanceoladas a ovado-lanceoladas, um pouco mais compridas que o ovário. Inflorescência curta, subcilíndrica, bastante densa, com (7) 10 – 15 (25) flores medianas, de cores variáveis, frequentemente violáceas, púrpureas ou lilacíneas, mas raramente rosadas, às vezes brancas. Gálea subglobosa, obtusa, com nervuras verdes nítidas. Sépalas laterais oval-oblongas, assimétricas, com 7,5 – 11 mm de comprimento por 3,5 – 6 mm de largura; sépala dorsal e pétalas subiguais, com 6 – 8,5 mm de comprimento. Labelo muito mais largo que comprido, com 6,5 – 10 mm de comprimento por 12 – 18 mm de largura, frequentemente reniforme, quase plano a convexo e mais ou menos conduplicado longitudinalmente, com a parte central clara e acentuadamente pintalgada de púrpura-violácea a rosa. Lobos laterais muito arredondados, com os bordos crenados ou ligeiramente crespos. Lobo médio mais comprido que os laterais, largo, emarginado. Esporão robusto, de mais curto a tão comprido como o labelo, com 9 – 14 mm de comprimento, aclavado, de recto a ascendente, de horizontal a vertical, truncado e bilobado no ápice.
É uma planta sobretudo de plena luz: bosques claros, orlas, prados.
Ocorre em Trás-os-Montes, Beira Litoral, Beira Alta, Ribatejo, Estremadura, Alto Alentejo, Baixo Alentejo e Algarve.

A Orchis picta Loiseleur (actualmente Anacamptis picta (Loisel.) R.M. Bateman) é como a A. morio, mas muito mais delgada, até 30 cm de altura. Possui, frequentemente, 2 tubérculos subsésseis, às vezes 3, subsésseis ou curtamente pediculados. As folhas são mais pequenas, com 2,5 – 8 cm de comprimento por 0,5 – 1,3 cm de largura. Inflorescência mais piramidal, frequentemente menos densa, com 5 – 15 flores de medianas a pequenas, mais coloridas, muitas vezes violáceas escuras e com uma coloração menos variada. Sépalas laterais com 6 – 8,5 mm de comprimento por 4,5 – 6 mm de largura. Pétalas com 4,5 – 6,5 mm de comprimento. Labelo com 4 – 6 mm de comprimento por 8 – 12 mm de largura, com o centro claro e acentuadamente pintalgado de púrpura-violáceo escuro. Lobo médio frequentemente mais curto que os laterais. Esporão delgado, com 8 – 11 mm de comprimento, um pouco mais comprido que o labelo, cilíndrico, mais ou menos arqueado para cima, um pouco dilatado no ápice.
É uma planta também de plena luz, frequentemente em solos mais alcalinos e mais secos.
Ocorre em Trás-os-Montes, Beira Litoral, Beira Alta, Ribatejo, Estremadura, Alto Alentejo e Baixo Alentejo.

As três primeiras imagens foram registadas em Barão de São João, Lagos, Algarve, a 10/04/09. As duas últimas imagens foram registadas em Ereiras, Pombal, Beira Litoral, a 24/04/09.
As quarta e quinta imagens foram registadas por Valter Jacinto, em Azinhal, Castro Marim, Algarve, a 07/04/07.

Sem comentários: